segunda-feira, 17 de setembro de 2012

E quem disse que morar longe de casa é fácil?

Quando eu digo "morar longe de casa" não quer dizer que eu não more numa casa, eu moro mas eu moro longe da minha terra (deu pra entender?). Enfim, quando eu mudei de faculdade, fui obrigada pelo trânsito carioca a me mudar para Niterói (sim, a terra de araribóia). E lá fui eu toda toda achando que tava abafando morar "sozinha". Vim pra uma república, ela é de família, direita, gente boa.. Mas não é a sua casa, não é a sua privacidade, até os vizinhos são diferentes. Você tem vários desafios: gravar o nome dos vizinhos do corredor (é sempre importante saber quem pode te dar uma xícara de café ou açúcar quando você mais precisar), gravar o nome do porteiro (muito fácil seria se fosse um só, e eu que tenho 3?) e fora tudo isso, saber os ônibus que você pega pra sair e chegar na sua casa, sem contar que você precisa estar por dentro das programações noturnas nas proximidades da sua residência.

Se não bastasse todos essas tarefas, você precisa a saber fazer comida sozinha, arrumar a casa, lavar roupa, fazer compras. Ah gente, vida de dona de casa recém chegada não é mole não. Optei no início, sabiamente, a comer no bandejão da faculdade, só que ai você começa a perceber a proporção que aquela refeição vai fazer na sua saúde em longo prazo e decide se cuidar, fazer compras e seguir as receitas da Ana Maria Braga.

O bom é que com o tempo você vai ficando sagaz, sabe os caminhos e atalhos da sua mais nova cidade, dá até uma corrida na praia pra tirar onda de minhoca da terra e até arruma um bom cronograma de eventos pro final de semana.

Mais maneiro do que isso é quando chega alguém de fora pra visitar. Você se acha dono da cidade, anda até um pouco na frente da pessoa na rua como se abrisse caminho, chama pra ir pra praia, pro campo de são bento e arruma uma "noitada" lembrando que você precisa forçar o sotaque pra mostrar que você já está mais do que adaptado. "Né" mole não, e quem disse que morar longe de casa é fácil?

Novembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário